sábado, 18 de agosto de 2012

Rei Henrique VIII ( Anglicanismo )



João Calvino



Fotos da Reforma Protestante


O anglicanismo

O movimento reformador na Inglaterra teve origem essencialmente política. O rei Henrique VIII, da dinastia Tudor, desejava divorciar-se de sua esposa Catarina de Aragão, porque ela não conseguia lhe dar sucessores homens.
Henrique VIII queria casar-se com a dama da corte, Ana Bolena. Diante da recusa do papa em lhe conceder o divórcio, Henrique, em 1531 rompeu a Igreja de Roma. Três anos após em 1534, o Parlamento inglês aprovou o Ato da Supremacia, que proclamou o rei, o único e supremo chefe da Igreja na Inglaterra. O rei tornou-se o chefe da Igreja inglesa, com poder de nomear bispos e desapropriar terras da Igreja Católica e distribuí-las.

O calvinismo

Defensor da reforma de Lutero, o francês João Calvino protegendo-se das perseguições religiosas que ocorriam na França, refugiou-se na Suíça. Onde entrou em contato com outras ideias protestantes que ajudaram a formar uma nova doutrina.
Calvino, manteve quase todos os princípios de Lutero. Ele, porém estabeleceu uma diferenciação racial com     o luteranismo ao criar a ideia da predestinação absoluta.Para Calvino, Deus já existia deis de sempre escolhido as pessoas que seriam salvas e aquelas que seriam condenadas a morte eterna.
Segundo esse principio, a fé não levava a salvação, mas era o sinal da graça divina. O eleito era aquele que trabalhava com dedicação por Deus. A riqueza e o lucro deixavam de ser um pecado como interpretava a Igreja, passava-se a ser visto como um meio de glorificação.
O calvinismo teve ampla aceitação na Suíça. De lá, a doutrina penetrou em outras regiões da Europa. Em França, os calvinistas ficaram conhecidos como huguenotes; na Inglaterra, como puritanos; e na Escócia, como presbiterianos.

A doutrina de Lutero

A doutrina Luterana tinha três pontos principais :

  • Justificação pela fé. A pessoa era salvada por meio da fé e não pelas suas obras que praticou.
  • Sacerdócio universal. Todos os crentes podem interpretar por si mesmo os textos sagrados.
  • Negação da infalibilidade da Igreja. A única fonte da verdade era a Bíblia, e não a tradição ensinada pela Igreja.
Além disso, Lutero manteve dois dos sete sacramentos católicos: o batismo e a eucaristia. Ele também negou a infalibilidade do papa, a existência de uma hierarquia dentro da Igreja e suprimiu o culto da Virgem e aos santos

Inicio da Reforma

Em 1517, o Papa Leão X decretou a venda de indulgencias, asseguraria a perdão dos pecados de uma pessoa em troca de um determinado objeto. O dinheiro dado pelas indulgências seria utilizado para o término da construção da basílica de São Pedro, em Roma.
Na Saxônia ( atual Alemanha ), o monge Martinho Lutero revoltou-se com escândalo das indulgências. Como resposta, ele pregou na porta da catedral de Wittenberg um documento com 95 pontos contrários aos ensinamentos católicos.
Recusando-se a voltar atrás com suas ideias, em 1520 Lutero foi declarado um herege pelo Papa e excomungado ( expulsado da Igreja ). Apoiado por príncipes alemães, ele continuou difundindo sua doutrina. Assim iniciou-se a Reforma Protestante.

A Crise Religiosa

   Na Idade Media, a igreja tinha uma autoridade quase inquestionável. Mas, avia pessoas que descordavam que eram consideradas pela Igreja, hereges ( nome dado as pessoas que descordavam da doutrina e dos dogmas católicos ), eram seguidos por sua vida inteira.
       As criticas dessas pessoas concentravam-se principalmente :

  • Venda de cargos eclesiásticos a pessoas que não tinham vocação religiosa
  • Luxo e riqueza que membros de alto clero desfrutavam
  • Um grande despreparo intelectual de grande parte dos padres 
   No século XV, o fortalecimento da burguesia e o interesse dos reis em ampliar seu poder foram decisivos para fortalecer a ameaça á Igreja Católica e provocar sua divisão.
  • A burguesia pretendia aumentar seus lucros e acumular riquezas. Isso era proibido por parte da Igreja Católica, porém a própria era riquíssima.
  • Os reis precisavam aumentar seu poder, mas viam na força da Igreja um obstáculo para conquistar esse objetivo.