sábado, 18 de agosto de 2012

O calvinismo

Defensor da reforma de Lutero, o francês João Calvino protegendo-se das perseguições religiosas que ocorriam na França, refugiou-se na Suíça. Onde entrou em contato com outras ideias protestantes que ajudaram a formar uma nova doutrina.
Calvino, manteve quase todos os princípios de Lutero. Ele, porém estabeleceu uma diferenciação racial com     o luteranismo ao criar a ideia da predestinação absoluta.Para Calvino, Deus já existia deis de sempre escolhido as pessoas que seriam salvas e aquelas que seriam condenadas a morte eterna.
Segundo esse principio, a fé não levava a salvação, mas era o sinal da graça divina. O eleito era aquele que trabalhava com dedicação por Deus. A riqueza e o lucro deixavam de ser um pecado como interpretava a Igreja, passava-se a ser visto como um meio de glorificação.
O calvinismo teve ampla aceitação na Suíça. De lá, a doutrina penetrou em outras regiões da Europa. Em França, os calvinistas ficaram conhecidos como huguenotes; na Inglaterra, como puritanos; e na Escócia, como presbiterianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário